– OTL – Junta Freguesia de São Pedro de Tomar

OTL – Junta Freguesia de São Pedro de Tomar

15 anos a criar laços com crianças e jovens

 

A Junta de Freguesia de São Pedro de Tomar, organiza, já há 15 anos a Ocupação de Crianças e Jovens, na sua freguesia, nos meses das férias escolares de verão.

São submetidas, anualmente, candidaturas ao IPDJ, nos Programas OTL de curta duração, que permitem a integração de jovens como monitores, com mais de 18 anos, facultando-lhes, assim, oportunidades de desenvolvimento pessoal e social. Estes jovens obtêm uma bolsa paga pelo IPDJ. A Junta de Freguesia tem que suportar as despesas das atividades.

Neste ano de 2019, foram submetidas 8 candidaturas, e assim, é possível, durante dois meses, realizar atividades várias com mais de 150 participantes (estes participantes enquadram-se nos grupos etários dos 06 aos 11 anos e dos 12 aos 17 anos).

Os jovens Monitores começaram a reunir-se em março com a Tesoureira da Junta, Marta Pedro, e com a ajuda da Sónia Antunes, elemento da Assembleia de Freguesia e da Comissão Social, para planificarem as atividades e apresentarem as candidaturas.

As atividades foram preparadas integrando propostas inovadoras e apelativas, de forma que as crianças e os jovens usufruam de visitas (Convento, Mata Nacional dos 7 montes), interacção com respostas de entidades (GNR, Cruz Vermelha, Associação de dadores de Sangue, Associação de Apoio Social de São Pedro, Paróquia de São Pedro), diversão (piscinas do Castelo do Bode e de Tomar, Castanheira de Pêra, surf em Peniche, Karting,  parque aventura em Ferreira do Zêzere, canoagem, Pint ball, acampamentos, orientação nocturna, entre outras).

Presidente: Lurdes Ferromau Fernandes e alguns monitores e funcionárias: Susana Farinha, Pedro Gameiro, Patrícia Farinha, Carlota, Micaela, Joana Gaspar, Tatiana Bernardino e Sónia Guido.

Pré-visualização da imagem