– Escuteiros invadem a freguesia de São Pedro durante o fim de semana

Escuteiros invadem a freguesia de São Pedro durante o fim de semana

1

Nos dias 23, 24 e 25 de novembro realizou-se o Encontro Regional de Pioneiros do Corpo Nacional de Escutas – Escutismo Católico Português, em São Pedro de Tomar.

Foi com muita alegria e acolhimento que a comunidade recebeu os 442 Pioneiros e Dirigentes que vieram dos 30 agrupamentos da Região de Santarém. Sob o tema: “A verdadeira história da Guerra Grécia-Pérsia” decorreram as atividades durante todo o fim de semana.

No sábado tiveram oportunidade de percorrer a freguesia de São Pedro e arredores num Raide que nem a chuva intensa os dissuadiu. Quando chegaram foram acolhidos pelas várias instituições de São Pedro (Associação de Apoio Social e Junta de Freguesia de São Pedro) que lhe proporcionou um banho quente para ficarem mais confortados. Após um dia intenso de chuva houve necessidade de acionar o Plano B e a cave do Lar de São Pedro foi o local ideal para os que ficaram com as tendas inundadas e para fazer a “Assembleia de Cidadãos”.

No domingo, foi na Cave do Lar de São Pedro que se deu inicio à Eucaristia dominical com a paróquia de São Pedro, presidida pelo Sr. Padre Herlander Limão que fez questão de lembrar a missão dos Pioneiros que estando a viver uma etapa em que se descobrem como pessoas, como cristãos devem aproximar-se da verdade. “A verdade era o modo como as pessoas ouviam as palavras de Jesus e as punham em prática”. E deixou-lhes o desafio do fundador Baden-Powell “Deixar o mundo um pouco melhor do que o encontramos”. O resto da manhã foi de jogos “A Batalha dos Tremópilas” em que todos se divertiram e colocaram à prova as suas capacidades. A grande atividade terminou com a cerimónia de Encerramento onde se entregou o prémio do Raide por subcampos os “Espartanos” e os “Atenienses” e o prémio para os dois melhores Escudos. Parabéns aos que se esforçaram para alcançar estes prémios. Finalmente foram feitos os agradecimentos às entidades que apoiaram a organização deste evento: Câmara Municipal de Tomar, Junta de Freguesa de São Pedro, Associação de Apoio Social de São Pedro, Associação de Pais do Centro Escolar de São Pedro, Paróquia de São Pedro e todas as pessoas que individualmente colaboraram para que a atividade fosse possível. A Junta de Freguesia de São Pedro, pela sua Presidente Lurdes Ferromau Fernandes, entregou uma lembrança aos 30 agrupamentos presentes, bem como à organização da atividade.

O nosso bem-haja a toda a comunidade e entidades que acolheram e acarinharam este evento que apesar condições atmosféricas, foi um sucesso! Uma forte canhota a todos!

Pantera Ligeira (totem)

Chefe Regional de Santarém

Anúncios