– Ocupação de Tempos Livres 2017

Ocupação de Tempos Livres 2017 – 13 anos a formar para a Cidadania na Junta de Freguesia de São Pedro de Tomar

Em 2017, constatou-se a maior adesão de crianças e jovens às atividades propostas para as quatro semanas. Dos 06 aos 11 anos – participaram cerca de 40 meninos; dos 12 aos 17 anos igual número (distribuídos pelos 2 turnos), num total de 90 participantes.

Começaram ainda em junho (26) e estenderam-se até 21 de julho. Programa gratuito para os participantes e organizado pela Junta de Freguesia de São Pedro de Tomar e com candidaturas aos Programas de Ocupação de Tempos Livres de Curta Duração do IPDJ (Instituto Português da Juventude e do Desporto). É a única Junta de Freguesia do Concelho de Tomar que tem candidaturas aprovadas neste Instituto.

Constitui também uma boa prática tendo em conta que os jovens monitores, da Freguesia, que dinamizam as atividades vêm o seu curriculum enriquecido para além de receberem uma bolsa paga pelo IPDJ.

A temática proposta nas candidaturas centrou-se em dois temas: Desporto e Estilo de Vida Saudável (Alimentação e atividade física). Estas temáticas são as que mais se adequam aos objetivos propostos.

Os objetivos pretenderam sensibilizar, através da prática e da interacção com outros, os jovens para a importância da prática continuada de desporto na sua vida e que ajuda a ter uma vida mais saudável e que os ajuda a ter mais resistência física, concentração, e ajuda a prevenir algumas doenças. Simultaneamente, ter uma alimentação correta e a prática de atividade física faz bem à mente e ao corpo.

Os grupos dos Jovens foram dinamizados por monitores (4) com 18 ou mais anos: A Joana Gaspar, a Diana Marques, a Sabrina Bernardino e o Gonçalo Vicente – todos integrados ao abrigo das candidaturas do IPDJ – e Tatiana Bernardino e Pedro Gameiro – a pedido da Junta de Freguesia a acompanhar os mais novos. A junta de Freguesia contou com a Presidente como primeira responsável, os outros elementos do executivo, a funcionária Sónia Guido (sempre), voluntária Susana Farinha e Graça Duarte.

Esta atividade, que faz parte do Plano de acção da Comissão Social de Freguesia, foi desenvolvida também com o apoio logístico dos parceiros: Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro, que disponibilizou a carrinha e Paróquia que disponibilizou instalações.

Foi também possível, dentro dos temas, cativar outras Entidades para que pudéssemos mostrar, por lado, aos jovens, e vivenciar, por outro, experiências relacionadas com os resultados esperados do programa.

Assim, deslocámo-nos a uma exploração de amoras (Quinta do Cezal) e uma empresa, ambas na Freguesia de São Pedro.

E, como já desde o inicio do programa, há 13 anos, foi-nos, gentilmente cedida a visita e a diversão, no Restaurante a Lúria, um dos locais emblemáticos da Freguesia em termos gastronómicos, na Portela de São Pedro. Aproveitaram igualmente a piscina.

A gentileza do Sr. Francisco e da D. Fátima e do seu filho Francisco, são uma constante na receção aos participantes deste programa. Ofereceram, no final, um lanche especial.

A organização pelas monitoras de um peddy-paper na cidade de Tomar constitui uma excelente oportunidade para todos os participantes conhecerem melhor a sua cidade e alguns monumentos.

Uma visita ao bombeiros não faltou neste programa. Foi muito importante para todos ouvirem os bombeiros e ver viaturas e equipamentos, bem como a abordagem das várias respostas desta Entidade.

E não faltou visitar o mercado e cumprimentar todos os vendedores!

Tomar contacto com a as forças de segurança, numa receção da PSP de Tomar, foi marcante para tomar conhecimento em algumas áreas que constituem perigos para os jovens e poderão assim aprender como se comportarem

A prática de canoagem foi sem dúvida uma alegria e um desafio para alguns. O Grupo Desportivo da Nabância disponibilizou-se para que essa prática fosse uma realidade e todos aproveitaram. Uma manhã bem divertida com a ajuda de alguns jovens que colaboram naquelas atividades e com o senhor Carlos Carmo.

A Sociedade Filarmónica Gualdim Pais, recebeu o grupo de crianças e jovens com todo o empenho (Professores, dirigentes e funcionários) tendo ultrapassado as expectativas.

O Empresário José Ferreira, da Quinta do Lagar de São José em Paialvo, disponibilizou as suas instalações, lindíssimas, para os nossos jovens e crianças passarem duas manhãs. A Funcionária Diana orientou-os com grande simpatia.

Mais uma vez fomos muito bem recebidos pela Associação ACR de Santa Cita, onde os participantes puderam tomar contacto com as atividades desenvolvidas e experimentarem os patins

A disponibilização das Piscinas do Castelo do Bode pelos responsáveis do Clube de Pessoal – delegação de Castelo do Bode, enriqueceu as férias deste imenso grupo.

Nas instalações da Junta de Freguesia e nas instalações da Paróquia também houve lugar a diversão. Uma aula de Zumba orientada pela Liliana Nobre e um jogo de futebol orientado pelos monitores

Assim, mais uma vez este ano fomos às piscinas de Mira D’Aire e à Piscina Vasco Jacob em Tomar (tendo a Câmara Municipal cedido o autocarro e a Junta de Freguesia contratado outro)

Agradecimentos:

O executivo da Junta de Freguesia – Lurdes Ferromau, António Vicente e Mário Ferreira – agradece às Entidades que participaram colaborando gratuitamente nas diversas actividades: ACR de Santa Cita (Direção, professores, pais e alunos), Sociedade Filarmónica Gualdim Pais (Direção, professores e alunos), Associação de Pais de São Pedro (Direção e funcionários), Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro de Tomar (Direção, idosos e Funcionários) Restaurante a Lúria (aos responsáveis/proprietários e empregados). Hugo Miguel Silva Pires da Quinta do Cezal, PSP (Direção e Agentes), Bombeiros Municipais de Tomar), Padre Herlander e Comunidade, Aos Jovens Quadros da Empresa Ferreira Gomes e Filhos, Lúria (Proprietários e funcionários), ao empresário e funcionária da Quinta do Lagar de São José em Paialvo, ao Clube da Casa de Pessoal do Castelo do Bode, à Câmara Municipal de Tomar.

Por fim, e porque os últimos são os primeiros:

– Jovens Monitores; Jovens participantes e às crianças – todos se divertiram (cada um no seu papel) mas sobretudo há que realçar pela atitude no cumprimento das regras, pela alegria no desenrolar das atividades e pelo respeito, partilha e entreajuda.

– Funcionários – Sónia Guido, Jorge Bernardino – e aos voluntários (Susana Farinha, Sónia Antunes, Graça Duarte) com muita dedicação, esforço e carinho conseguiram levar ambos (participantes e Jovens) a divertirem-se, de forma responsável.

– Às Famílias dos participantes e Jovens pelo apoio e pela confiança que depositaram mais um ano na Junta de Freguesia de São Pedro de Tomar.

Um bem haja a todos, votos de excelentes últimos dias de férias e um grande beijinho

 

 

Os comentários estão fechados.

Create a free website or blog at WordPress.com.

EM CIMA ↑