-PASSEIO ANUAL DE IDOSOS

HÁ 15 ANOS A REALIZAR PASSEIO ANUAL DE IDOSOS

FREGUESIA DE SÃO PEDRO DE TOMAR

Decorreu no passado dia 30 de Agosto o XV Passeio organizado pelo executivo da Junta de Freguesia.

Foram cerca de 180 participantes, em 3 autocarros (um dos quais cedido pela Câmara Municipal de Tomar), oriundos de todos os lugares da Freguesia com idades que variaram dos 65 aos 90 e alguns anos.

O dia começou bem cedo, pois o destino foi Braga. Algumas horas de caminho, para realizar a visita ao Bom Jesus e ao Sameiro, valeram a pena. Todos os participantes apreciaram esta viagem. Nestes lugares de intensa religiosidade, beleza e história, é possível visitar, permanecer e manter-se numa paz de espirito deveras necessária nos nossos dias. Como os nossos antepassados edificaram todos estes monumentos e a sua preservação ao longo de tantos seculos.

Almoçamos no restaurante Águeda, mesmo no monte do Bom Jesus. Fomos servidos com muita simpatia, uma refeição excelente.

restaurante

O intenso convívio que, ao longo do dia foi possível estabelecer entre os participantes e também com a organização, foi de destacar.

No regresso a São Pedro de Tomar, onde chegámos pelas 20 horas tínhamos à nossa espera o tradicional lanche/jantar servido pelo restaurante a Lúria e animação pelo jovem Igor.

No final foram proferidas algumas palavras, pela Presidente da Junta de Freguesia, Lurdes Ferromau Fernandes, onde reforçou o que esteve na génese destes passeios, que há 15 anos que se realizam, e pretenderam e pretendem, por um lado, reconhecer às pessoas da Freguesia que muito trabalho fizeram ao longo das suas vidas com muitos sacrifícios e sem possibilidade de usufruírem de um dia como estes, e por outro a promoção do convívio das pessoas dos vários lugares da Freguesia, que sendo muito dispersa, muitas vezes não facilita a existência destes momentos.

Foi ainda referido, pela Presidente, a determinação do executivo em dinamizar projectos de cariz social e que tenham as pessoas como objectivo, destacando:

Comissão Social de Freguesia e as actividades a realizar (onde se perspectiva a realização de uma caminhada solidária)

– O apoio aos alunos do Centro Escolar de São Pedro, através da atribuição de material escolar, que se estima em aproximadamente €35,00 por aluno, aliviando as famílias nos seus gastos. A sempre promoção destes alunos, professores e funcionários

A organização da Ocupação de Tempos Livres (OTL’s) de verão (que já realiza há 13 anos) e que este ano envolveu cerca de 70 crianças e jovens. O envolvimento dos Jovens como Monitores e a sua formação pessoal e de cidadania.

– O apoio a Associações e organizações, quer de festas, quer da Paróquia

– O desejo de ver recuperada a Escola Primária da Portela como Centro de dinamização desportiva e cultural – e o enquadramento no Orçamento Participativo e o apelo à participação de todos.

O Festival da Juventude e o apelo à presença e união de todos num manifesto apoio aos Jovens que, sem outros apoios institucionais, arranjam motivação para manter este evento.

O Sr. António Vicente também interveio para reforçar todos estes aspectos e alertar para o envolvimento da comunidade, chamando a atenção para a Unidade das Entidades em prol do desenvolvimento. Realçou o sucesso desta organização.

O sr. Padre Herlander referiu que, uma Freguesia desenvolve-se e cresce pela acção das Pessoas.

A junta de Freguesia agradece:

– a todos os participantes neste passeio pelo companheirismo, pela atitude, pela forma como cumpriram com o que estava determinado.

– aos 3 motoristas pelo profissionalismo e relacionamento com os participantes

– à Câmara Municipal de Tomar pela cedência do autocarro

– à equipa que nos acompanhou e que nos ajudou na organização: funcionários que foram inexcedíveis – Sónia e Jorge; elementos da Associação de apoio social (D. Preciosa), Sr. Padre Herlander da Paróquia de São Pedro.

Foi gratificante ver a felicidade e a alegria estampada nos rostos dos nossos participantes. A boa disposição durou, para muitos, até às 23 horas, num baile animado na cave da Junta de Freguesia.

Um bem aja para todos e que no próximo ano possamos repetir, são os votos da presidente de Junta – Lurdes Ferromau Fernandes – do Secretário – António Vicente – e do Tesoureiro – Mário Ferreira.

auto

Foto de grupo no Bom Jesus

thumbnail_img_0743 thumbnail_img_0767

sal

Chegada a São Pedro Tomar – palavras do executivo e Padre Herlander

sa

Anúncios