-Ocupação de Tempos Livres 2016_12ª Edição em São Pedro de Tomar

16

Ocupação de Tempos Livres 2016 – 12ª Edição em São Pedro de Tomar

Desporto e Estilo de vida Saudável (Alimentação e atividade física)

Mais um ano cheio de atividades. Começaram ainda em junho (27) e estenderam-se até 22 de julho. Programa organizado pela Junta de Freguesia de São Pedro de Tomar e com candidaturas aos Programas de Ocupação de Tempos Livres de Curta Duração do IPDJ (Instituto Português da Juventude e do Desporto).

A temática proposta nas candidaturas centrou-se em dois temas: Desporto e Estilo de vida Saudável (Alimentação e atividade física).

 Os objetivos pretenderam sensibilizar, através da prática e da interacção com outros, os jovens para a importância da prática continuada de desporto na sua vida e que ajuda a ter uma vida mais saudável e que os ajuda a ter mais resistência física, concentração, e ajuda a prevenir algumas doenças. Simultaneamente, ter uma alimentação correta e a prática de atividade física faz bem à mente e ao corpo.

1

Na semana do início do turno, semana antes da Festa Templária, foi possível obter a disponibilidade da ADIRN e das personagens Professor João Patrício, Carlos (o D. Gualdim Pais) e Ana, para explicarem e vivenciarem a Festa.

2

Imagem da encenação da Festa Templária

Participaram, nos 1º e 2º turnos, 35 crianças (dos 6 aos 11 anos) e 40 jovens (dos 12 aos 17 anos). Os grupos dos Jovens foram dinamizados por monitores (4) com 18 ou mais anos: A Joana Gaspar, a Diana Marques, a Marta Luta e o Gonçalo Vicente. A junta de Freguesia contou com a Presidente como primeira responsável, os outros elementos do executivo, a funcionária Sónia Guido (sempre), o Funcionário Jorge (pontualmente) e algumas pessoas voluntárias – mães e pais de crianças.

3

Grupo no Largo recuperado pela Junta de Freguesia, na Portela de São Pedro de Tomar

Esta atividade, que faz parte do Plano de acção da Comissão Social de Freguesia, foi desenvolvida também com o apoio logístico dos parceiros: Saúde (srª. Enfª. Ana Bela), Cruz Vermelha, Associação de Pais de São Pedro, Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro, Paróquia.

4 Jogo sobre Nutrição dinamizado pela senhora Enfermeira Ana Bela

Foi também possível, dentro dos temas, cativar outras Entidades para que pudéssemos mostrar, por lado, aos jovens, e vivenciar, por outro, experiências relacionadas com os resultados esperados do programa.

Assim, deslocámo-nos a uma horta biológica, do Sr. Veras, a uma estufa da jovem Patrícia Salvador, ambas na Freguesia de São Pedro

5 6

Estufas na Quinta do Falcão_SEMSOLO_ Produção Hidropónica -Monitoras e jovens com a Patrícia Salvador costa e elementos da organização

As crianças foram, na companhia de alguns jovens, fazer pão com chouriço a casa da D. Rosa, no Coito. Divertiram-se e aprenderam como se faz e coze o pão

7

Grupo de crianças e jovens com D. Rosa após terem feito o pão com chouriço.

 

Um dos locais emblemáticos da Freguesia em termos gastronómicos é o restaurante a Lúria, na Portela de São Pedro.

A gentileza do Sr. Francisco e da D. Fátima são uma constante na receção aos participantes deste programa. Receberam-nos no seu restaurante para uma visita, na sua piscina, para uns banhos e por fim um lanche especial.

8

Obtivemos, a disponibilidade do CALMA, para realizar, com os jovens, uma caminhada, no Percurso PR1 Foz do Rio Nabão (Primeiro percurso marcado no Concelho de Tomar). Foi divertido e pelo meio também houve algumas picadas de abelhas.

9

Os mais pequenos ficaram no Lar/Centro de Dia a fazerem jogos tradicionais, também com o apoio do CALMA

calma_n calma1_n

11

Tomar contacto com a Reciclagem era um desafio que não deixámos de enfrentar. Uma deslocação à Resitejo foi vivida com alguns enjoos. Mas esta experiência ajuda na perspetiva de que cada um fica da sustentabilidade do planeta.

12

grupo em visita à Resitejo

Ainda no percurso traçado para esta deslocação, presenteamos as nossas crianças e os nossos jovens com uma visita ao Parque Ambiental de Santa Margarida e a ida ao Borboletário. Haverá outra forma de terem presente, no mesmo dia, o “contraste” de realidades?

13

 

16

O posto de vigia encheu-se de juventude.Perceberam que este é um dos Postos onde um “vigia” está atento a possíveis sinais de fogo e articula com os responsáveis para uma acção imediata.

Fazia parte do programa possibilitar contactos com forças de segurança e entidades  que prestam apoio. Assim, deslocou-se à Freguesia a PSP.

15

A Cruz Vermelha deslocou dois Técnicos e uma Ambulância, explicaram a sua Missão, mostraram equipamentos e exemplificaram algumas acções de socorro. Também um pai (Mário Abreu) que trabalha no INEM explicou como é o dia a dia de quem presta socorro.

c ver

 

Fomos muito bem recebidos pela Associação ACR de Santa Cita, onde os participantes puderam tomar contacto com as atividades desenvolvidas e experimentarem os patins.

17

Atividades lúdicas com piscina por perto é, sem dúvida, algo que os deixa todos super animados.

Assim, mais uma vez este ano fomos às piscinas de Mira D’Aire e à Piscina Vasco Jacob em Tomar (cujas entradas foram oferecidas pela Câmara Municipal).

piscinas

18

O executivo da Junta de Freguesia – Lurdes Ferromau, António Vicente e Mário Ferreira – agradece às Entidades que participaram colaborando gratuitamente nas diversas actividades: ACR de Santa Cita (Direção, professores, pais e alunos), CALMA (Direção, professores e alunos), Associação de Pais de São Pedro (Direção e funcionários), Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro de Tomar (Direção, idosos e Funcionários) Restaurante a Lúria (aos responsáveis/proprietários e empregados). Patrícia Salvador, João Veras, Enfª. Ana Bela Santos, PSP (Direção e Agentes), Cruz Vermelha (Direção e Equipa Técnica), Padre Herlander e Comunidade, ADIRN (Direção Executiva, Técnicos e Professor), Resitejo (Direção e equipa Técnica), Parque Ambiental de Santa Margarida (Direção e Equipa Técnica),  D. Rosa do Coito,

Agradece igualmente à Câmara Municipal de Tomar pela cedência do autocarro para passeio dos Jovens e crianças do OTL da Junta e das crianças e funcionárias do ATL do Centro Escolar de São Pedro e pela ofertas de entradas nas Piscinas Vasco Jacob.

Por fim, e porque os últimos são os primeiros:

Jovens Monitores; Jovens participantes e às crianças – todos se divertiram (cada um no seu papel) mas sobretudo há que realçar pela atitude no cumprimento das regras, pela alegria no desenrolar das actividades e pelo respeito e entreajuda

Funcionários – Sónia Guido, Jorge Bernardino – e aos voluntários (Susana Farinha, Sónia Antunes, Zita Marques, Mário Abreu, com muita dedicação, esforço e carinho conseguiram levar ambos (participantes e Jovens) a divertirem-se, de forma responsável.

Às Famílias dos participantes e Jovens pelo apoio e pela confiança que depositaram na Junta de Freguesia.

Um bem haja a todos, votos de excelentes últimos dias de férias e grande beijinho.

Anúncios