-Julho, sinónimo de Ocupação de Tempos Livres em São Pedro de Tomar

Mês de julho, sinónimo de Ocupação de Tempos Livres em São Pedro de Tomar

trib

A Junta de Freguesia de São Pedro de Tomar implementa há 12 anos a actividade com os jovens e crianças. Decorrem entre julho e agosto. Em 2015, devido a todo o trabalho de envolvência com a Festa dos Tabuleiros apenas foi possível realizar uma quinzena.

Em Abril, abriram as candidaturas do IPDJ (Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P.) para este programa. A Junta de Freguesia elaborou, com a ajuda da Engª. Sónia Antunes e a participação de dois jovens com 18 anos, duas candidaturas. Cada Jovem ficou responsável por um grupo de 10 outros jovens mas dos 12 aos 17 anos. Os pais também participaram neste processo.

O tema das candidaturas centrou-se na problemática de “Estilos de vida saudável”

Assim, de 20 a 31 de julho, 37 crianças e jovens, da Freguesia, estiveram envolvidos na Ocupação de Tempos Livres. Tínhamos então 3 grupos:

– grupo da Sabrina Bernardino; o grupo do Diogo Vicente e o grupo dos meninos dos 6  aos 11 anos.

1

inicio_2

Foi delineado o Programa, assente em várias parcerias informais, do qual fizeram parte:

Jogos nas instalações da Associação de Apoio Social da Freguesia de São Pedro. Com a ajuda do Jovem Marco Marques, que trouxe e orientou os jogos, os mesmos foram participados com energia e animação, no dia inaugural. Também constituiu um espaço de conhecimento mutuo e de interiorização de regras.

Ida às piscinas do Castelo de Bode. Esta é sem dúvida uma das atividades mais apreciada. Com a preciosa ajuda na disponibilidade deste equipamento pela Casa de Pessoal da EDP, tem sido, ao longo dos anos, uma importante resposta a qual a Junta de Freguesia realça e agradece com muito carinho.

2

A actividade no Convento de Cristo também foi deveras interessante. “Convento de Cristo: passo a passo, descobre a História”. Foi baseado neste tema que a senhora directora do Convento de Cristo, Drª. Andreia Galvão, deu luz verde para que estes jovens e crianças em idade escolar, pudessem ter tido a oportunidade de, em tempo de férias, de descobrir ou redescobrir o Convento.

3

Para chegar lá tivemos a especial oferta do comboio turístico pela empresa Turitemplo Lda, à qual agradecemos.

4

A realização de um workshop de comida saudável fez também parte do Programa, onde foram abordados os conceitos gerais da alimentação e a cozinha saudável, pela Engª. Magda Borges. Esta actividade captou o interesse dos participantes.

5

Mas se a comida saudável é importante, o exercício físico também.

Nesta aérea, a Junta de Freguesia pediu a um jovem empresário – O Luís Ricardo, mais conhecido por LR ( LR Fitness) – para que os jovens dos 12 aos 17 anos fizessem uma aula no seu ginásio. Foi deveras importante. A Junta agradece.

IMG_7607

Para além desta actividade, também foi possível fazer uma caminhada na Barquinha e andar de barco com saída frente ao Castelo de Almourol.

Jpeg

Com a ajuda e disponibilidade da Junta de Freguesia de Tancos, à qual agradecemos, foi possível viver mais esta experiência.

Desenvolveu-se ainda a actividade apreciada por todos – Karaoke. Durante uma manhã entreteram-se a cantar e dançar na cave da Junta de Freguesia.

Almoçaram no Centro Escolar de São Pedro, almoço preparado pelas funcionárias da Associação de Pais de São Pedro. Esta é uma Entidade parceira.

Indispensável e desejado é ir à Lúria (Lúria Tomar). Os proprietários deste restaurante de renome na Freguesia – Sr. Francisco, D. Fátima e o jovem Francisco – estão sempre disponíveis para colaborar com o desenvolvimento de actividades desta natureza. Após uma visita guiada à cozinha e restaurante, passou-se às brincadeiras na piscina e zona de lazer deste complexo.

7

No final, foi servido um lanche que todos apreciaram. Um bem-haja a estes empresários.

Para finalizar as actividades, é prática ter um dia de saída para um espaço apreciado por todos e também pelos participantes do ATL do Centro Escolar – ida às piscinas de Mira D’Aire. Assim, foi possível a deslocação, no autocarro da Câmara e numa carrinha da Junta de Freguesia.

Foi um dia fantástico, de convívio e diversão.

8

O Programa terminou com um balanço muito positivo de todos os envolvidos.

Este Programa foi possível apenas, com a colaboração das entidades envolvidas e já referidas acima.

Da mesma forma, foi possível registar a dinâmica dos Jovens monitores, que com este papel, adquiriram competências que os enriqueceram.

Todos os participantes, desde os mais novos aos mais velhos estiveram impecáveis. Cumpriram todas as orientações e regras definidas.

O importante era divertirem-se, mas não se magoarem. Isso foi conseguido e o executivo da Junta de Freguesia esta muito satisfeito.

Não terminar sem deixar uma palavra de agradecimento aos funcionários Sónia Guido e Jorge Bernardino, foram inexcedível.

Agradecemos também ao nosso elemento da Assembleia de Freguesia Sónia Antunes, pelo apoio. Também às nossas colaboradoras ao abrigo dos contratos emprego inserção, que deram uma preciosa ajuda: Sara Silva, a Paula Cotovio, a Isabel Martins e a Ema Ferreira.

A Associação de Pais e a Associação de Apoio Social, pela disponibilização de carrinhas e espaços, foram parceiros importantes.

Aos pais e encarregados de educação que também colaboraram e confiaram na Junta de Freguesia, agradecemos também.

O executivo da Junta de Freguesia de São Pedro de Tomar, Maria de Lurdes Ferromau Fernandes, António Marques Vicente e Mário Ferreira, agradecem a todos a disponibilidade e envolvimento.

Anúncios