– 1º ANIVERSÁRIO DO LAR – ASSOCIAÇÃO DE APOIO SOCIAL DA FREGUESIA DE SÃO PEDRO DE TOMAR

1-¦ aniv. Lar - missa

1º ANIVERSÁRIO DO LAR – ASSOCIAÇÃO DE APOIO SOCIAL DA FREGUESIA DE SÃO PEDRO DE TOMAR
Decorreu neste domingo, dia 29 de Junho, dia de São Pedro, as comemorações do 1º aniversário do Lar de São Pedro. Esta IPSS desenvolve actividade desde 2006, com um papel dinamizador da actividade económica da Freguesia. Do programa destaca-se a realização de missa campal nas instalações da Associação, com cerimónia de encerramento da catequese e profissão de fé, seguida de almoço, que contou com cerca de 250 participantes de toda a Freguesia.
Foram proferidas palavras de incentivo e reconhecimento à forma como os órgãos sociais da Associação estão a trabalhar, pela srª. Presidente da Junta – Lurdes Ferromau – realçando o papel decisivo do grande obreiro sr. Joaquim da Costa Santos. Relembrou também o sr. Ramiro Antunes e todos os sócios já falecidos. Foram ainda realçadas as boas relações entre todos os atores na freguesia, nomeadamente e com destaque para a Paróquia de São Pedro liderada pelo sr. Padre Herlander (pela disponibilidade em participar em todas as iniciativas da Associação, da Junta de Freguesia e outras), para as Associações, empresas, Juventude, Centro escolar, Comunidade em Geral. Foram solicitados apoios às entidades públicas para que continuem a apoiar a Associação, nesta sua missão de prestar apoio aos mais necessitados – os idosos.
Da Intervenção do sr. António Vicente – presidente da assembleia geral – ressaltou o compromisso de dar continuidade à obra sonhada e concretizada pela mão do grande amigo Joaquim da Costa Santos, com a ajuda de todos os funcionários (23 neste momento, acrescendo os serviços de médico, enfermeira, fisioterapeuta), das instituições públicas e privadas, dos sócios, dos utentes e familiares. Foram destacados os apoios da Segurança Social (acordos nas várias valências), da Junta de freguesia e do Instituto do Emprego e Formação Profissional (apoio à empregabilidade, salientado que 95% dos trabalhadores do quadro passam por medidas de apoio à contratação). Esta Associação presta serviços de Apoio Domiciliário, Centro de Dia e Lar, que são de referência, que deve ser acarinhada.
Foi também dirigida mensagem pelo presidente da direcção – sr. António Martinho Lopes – que agradeceu o empenhamento dos funcionários, elementos dos órgãos sociais e a adesão de todos os presentes como sinal de reconhecimento pelo trabalho prestado pela associação.
O senhor Padre Herlander referiu que existiu o sonho de fazer a obra, que se passou a execução e que o futuro é dar-lhe continuidade. Assim se faz memória de um dos cidadãos mais relevantes nesta freguesia – sr. Joaquim da Costa Santos. O mesmo referiu ainda que existe união nesta freguesia e que o objetivo é o bem comum, feito de forma desinteressada e sem protagonismos. Esta foi a primeira missa campal realizada na Freguesia.
O senhor Mourinha, presidente da União das IPSS’s de Santarém, referiu que as Entidades da Economia Social desempenham um papel de elevada relevância na sociedade, que os seus trabalhadores são também voluntários dados os valores baixos dos seus salários e que os dirigentes dos órgãos sociais merecem o reconhecimento pelo trabalho e dedicação em favor do desenvolvimento das próprias instituições. Referiu ainda que deverão existir mais pessoas a disponibilizarem-se para participarem nesses órgãos.

 «- Voltar

Anúncios